03.05.2024

Filmes adolescentes dos Anos 80 que você vai amar

Filmes adolescentes dos Anos 80 que você vai amar

Não se pode negar que, em toda a história do cinema, os melhores filmes já feitos foram nos anos 80! O cinema foi se transformando, e o modo de fazer filme se aprimorando.

Quem não se lembra da Brooke Shields em A Lagoa Azul (1980), ou do clássico O Iluminado (1980)?! Não podemos nos esquecer também do nosso amado Harrison Ford no papel de Indiana Jones (1981), do Sr. Myiagui em Karatê Kid (1984), e do galã Patrick Swayze em Dirty Dancing (1987)!!

Além dos títulos clássicos, essa foi a época dos melhores filmes adolescentes! E a lista de hoje é especialmente deles: 05 filmes adolescentes dos anos 80 que você vai amar!

Vamos lá?!

+Leia também: 6 Filmes clichês que você precisa ver

Clube dos Cinco (1985)

O popular, a patricinha, a esquisita, o nerd e o rebelde. Após cometerem algumas infrações, cinco adolescentes têm que ficar juntos durante a detenção.

Os cinco não têm nada em comum, mas após tanto tempo juntos, se conhecem melhor e começam a compartilhar os dramas da vida. É aquele filme clássico de ensino médio americano, sabe?

Além do envolvimento que os cinco vão criando ao longo do filme, ele é marcado, principalmente, pelas cenas de música. Não, não é um musical, mas tem algumas cenas em que eles estão se divertindo juntos, e a trilha sonora é incrível.

A música “Don’t You (Forget About Me)”, da banda Simple Minds, ficou super famosa por conta de The Breakfast Club (título original), e até hoje é relembrada pelos fãs do filme.

De Volta Para o Futuro (1985)

O tão famoso filme dirigido por Robert Zemeckis, e tendo Steven Spielberg como produtor executivo, é de longe um dos maiores sucessos dos anos 80. O roteiro é do Zemeckis junto com Bob Gale, e nos trouxe uma das histórias mais incríveis já feitas no cinema.

Marty McFly (Michael J. Fox) é um adolescente comum vivendo a vida em Hill Valey. Ele tem uma família comum, que não tem grandes ambições na vida, e é cheia de problemas.

No dia 26 de outubro de 1985, a pedido de seu amigo cientista, Dr. Emmet Brown (nosso amado Doc, interpretado por Christopher Lloyd), Marty o encontra no estacionamento do Twin Pines Mall.

Ele, então, mostra ao adolescente a sua mais nova invenção: um DeLorean DMC-12 transformado em uma máquina do tempo. Por conta de um erro, Marty é transportado para o ano de 1955, e acaba conhecendo a versão mais nova de seus pais e se mete em várias confusões.

A partir daí, a história ganha rumos incríveis e que dão um belo de um nó no seu cérebro. Em Back To The Future (I, II e III) somos transportados para linhas do tempo super complexadas, regadas a muita comédia, aventuras e diversão!

+Veja também: Assiti e amei na Netflix

Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Dirigido por John Hughes (que também dirigiu O Clube dos Cinco), Ferris Bueller’s Day (nome original) é o típico filme adolescente dos anos 80.

Ferris Bueller (Matthew Broderick) é um adolescente que adora matar aula. Um dia antes da sua formatura, ele liga para a escola fingindo estar doente.

Após pegar a ferrari do pai do seu amigo, Ferris, Cameron (Alan Ruck) e Sloane (Mia Sara) saem por aventuras e curtição pela cidade! Enquanto isso, o diretor da escola, Ed Rooney (Jeffrey Jones), e a irmã de Ferris, Jeanie (Jennifer Grey) fazem de tudo para desmascarar o adolescente rebelde.

Dirty Dancing (1987)

Now I have the time of life! Quem nunca tentou ser levantada nos braços igual a Baby (Jennifer Grey) e o Johnny (Patrick Swayze) em Dirty Dancing?

Durante as férias em família em um resort, Baby descobre o local em que os funcionários do hotel se divertem dançando. Um desses funcionários é Johnny Castle, o instrutor de dança, e Penny, sua parceira.

Penny acaba engravidando, e Baby passa a substituí-la no show de talentos do hotel. Acontece que o pai de Baby não a quer dançando com Johnny, já que acha que foi ele que engravidou Penny, pediu para abortar o bebê e ainda está envolvido em roubos aos hóspedes.

Dirty Dancing – Ritmo Quente é um drama romântico musical que vai envolver do início ao fim! As músicas são super marcantes, como (I’ve Had) The Time of My Life, de Bill Medley e Jennifer Warnes, e Be My Baby, das The Ronettes. Se ainda não assistiu, corra porque não vai se arrepender!

Mas e você?! Já assistiu algum desses filmes? Tem algum outro pra indicar? Então, deixa seu comentário aqui embaixo pra gente conversar!

18 thoughts on “Filmes adolescentes dos Anos 80 que você vai amar

  1. Eu amei a lista porque assisti a todos os filmes dela, hahaha!

    Confesso que Clube dos Cinco é um que eu DETESTO, absolutamente… Sei que é pertinente pra época, mas acho horrível um filme que começa com piada sobre estupro e termina com feminilidade compulsória. Difícil olhar sem os olhos que tenho agora…

    Já os outros eu adoro! Fica até difícil escolher um favorito… Mas direi Dirty Dancing porque é impecável, né? Acho que quebra uns trocentos tabus de uma vez e a trilha sonora perfeita, de arrepiar. Um clássico atemporal!

    1. Aaaaah, que bom que gostou da lista haha ♥
      Eu super te entendo!! O filme realmente tem muita coisa machista, e que desce rasgando a garganta, mas eu tento ver que, infelizmente, era a mentalidade da época. Li muitas coisas sobre os bastidores, e a própria atriz Molly Ringwald falou sobre as cenas ridículas de assédio, em O Clube dos Cinco, e a mesma obrigou o diretor a cortar uma cena mais ridícula ainda. Eu ainda gosto do filme, não por conta do machismo escrachado, óbvio, mas pela dinâmica de cinco personagens com vivências diferentes. É até legal a gente ter essa cabeça hoje em dia, que podemos enchergar esse tipo de coisa em vários filmes que tem um sucesso tremendo, como esse.
      Eu também adoro Dirty Dancing haha No início, era mais pela trilha sonora, mas depois de me envolver de verdade com a história, eu passei a amar profundamente!! ♥

  2. Que nostalgia! Ainda há pouco tempo voltei a ver todos os filmes do Back to the Future, e depois de ler este post só me apetece pegar num Delorean e voltar à minha adolescência em que os dias eram infinitos e tinha todo o tempo do mundo. O Clube dos Cinco é o único que nunca vi.

  3. Da sua lista o que menos curto é Dirty Dancing. Clube dos Cinco, De Volta Para o Futuro e Curtindo a Vida Adoidado estão na minha lista de favoritos da época. Sinto falta de ver hoje dia filmes com essa pegada mais descontraída que os filmes dos anos 80 trazem.

  4. Eu amo demais cada um desses filmes! Essa lista está demais.
    São filmes que marcaram a minha infância e a sessão da tarde, mas De volta para o futuro foi o mais memorizável para mim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *