19.04.2024

06 filmes para os amantes de música

06 filmes para os amantes de música

O mundo do cinema é uma coisa linda de se ver e, na minha opnião, tudo melhora quando se coloca música. Fiz uma seleção de 06 filmes incríveis que contam a história de músicos, artistas e produtores, pra você que, assim como eu, também ama música.

Vamos lá?!

Cadillac Records

Cadillac Records (2008) é uma obra de arte difícil de descrever em poucas palavras. O filme é uma biografia que conta a história da famosa gravadora de blues, Chess Records.

Leonard Chess (Adrien Brody) vive com sua esposa em Chicago, e sonha em ter uma vida financeira estável e em comprar um Cadillac. É então que, em 1947, ele funda a Chess Records, uma gravadora de blues para músicos afro-americanos.

Seu primeiro contrato assinado é com Muddy Waters (Jeffrey Wright), um músico do interior do Mississipi. Após gravar sua primeira música de sucesso, Leonard lhe dá um Cadillac como recompensa.

Assim, uma tradição surge: a cada sucesso um artista é presenteado com um Cadillac. A trama se desenrola com vários outros nomes de sucesso, como o gaitista Little Walter (Columbus Short), o famoso guitarrista Chuck Berry (Mos Def), e a estrela da gravadora, Etta James (Beyoncé).

A história é incrível e, pra quem gosta de blues e de saber mais sobre a história de alguns dos nomes mais importantes da música, vai amar Cadillac Records.

Whiplash

Whiplash (2014) é, sem dúvidas, um dos filmes mais densos que já assisti. A trama retrata a relação entre um estudante de bateria, Andrew Neiman (Miles Teller), E seu professor, Terence Fletcher (J. K. Simons).

Andrew estuda jazz em um dos melhores conservatório dos EUA, e quer se tornar um grande baterista. Quando o professor do conservatório, Terence, o recruta para participar da banda da escola, as coisas começam a complicar

Terence tem um método muito e rígido, para não dizer abusivo, e Andrew começa a se questionar se será capaz de continuar com os estudos.

O filme nos mostra o quão longe alguém pode ir quando quer realizar um sonho, e quais são os seus limites. Confesso que, muitas vezes, tive raiva e fiquei tensa com o quão desumano, muitas vezes, Terence tratava Andrew.

Apesar de todo o drama e tensão, o filme é excepcional, e que nos faz pensar em certas atitudes. Não é por menos que ganhou vários Oscars, Golden Globes e várias outras premiações.

That Thing You Do!(The Wonders)

https://www.youtube.com/watch?v=Vs_h7YdIe_k

+Leia também: Filmes adolescentes dos ano 80 que você vai amar

Esse é um daqueles filmes que me dá um calorzinho bom no coração, sabe? Lembro que a primeira vez que assisti That Thing You Do! (1996) foi em uma sessão da tarde, há décadas atrás.

O filme conta a história da banda fictícia de maior sucesso, The Wonders. Ele se passa na década de 60, logo após os EUA serem atingidos pelo fenômeno dos Beatles.

É em uma cidadezinha da Pensilvânia, que surge os Oneders, rebatizado como The Wonders pelo empresário Sr. White (Tom Hanks). Perto de uma apresentação, o baterista da banda fratura o braço, e é substituído por Shades (Tom Everett Scott), que trabalhava em um negócio da família.

O jovem Shades é apaixonado por jazz, e coloca toda a sua identidade ao se apresentar com a banda. Por ter transformado a música, que seria uma balada, em algo mais dançante, uma tensão é criada entre ele e o vocalista Jimmy (Johanathon Schaech).

Apesar do conflito, a música faz sucesso, o que leva aos The Wonders ao primeiro lugar das paradas e ao sucesso.

O filme é incrível, com várias referências a bandas de sucesso, e com uma trilha sonora super animada!

School of Rock

Escola de Rock (2003) é um dos filmes que mais amo assistir, desde que era uma criança. Ele conta a história Dewey Finn (Jack Black), um roqueiro que foi expulso de sua banda e tá desempregado.

Para não ser despejado de onde mora, ele se passa por seu amigo Ned Schneebly (Mike White), um professor do ensino fundamental, e começa a dar aulas em um escola super tradicional.

Ainda com o sonho de se tornar um astro do rock, ele vê nas crianças uma oportunidade de montar uma banda de sucesso e ganhar a Batalha das Bandas.

Com Jack Black liderando o filme, Escola de Rock é tudo o que eu sempre sonhei: um filme sobre rock, com pessoas talentosas, uma trilha sonora digna de Oscar, e bom humor a todo momento.

Begin Again

Begin Again (2014) é um filme que, sinceramente, não estava tão animada para assistir. Algo me dizia que seria mais uma trama bobinha e que me irritaria, mas eu não poderia estar mais errada.

O filme conta a história de cantora e compositora inglesa Gretta James (Keira Knightley), que após se mudar para Nova York, recebe um pé na bunda do namorado e músico Dave Kohl (Adam Levine).

Desolada após o fim do relacionamento, segue o conselho de seu amigo Steve (James Corden), e começa a cantar em um bar da cidade.

Lá, ela é descoberta pelo famoso produtor Dan Mulligan (Mark Ruffalo), que agora é um fracassado, e que acredita plenamente que ela será um sucesso.

O filme, apesar de clichê em certos pontos (o que não é ruim, ok? haha), aborda vários pontos de maneira leve e inteligente, como a reconciliação entre Gretta e Dave, o relacionamento entre ela e Dan, e várias outras questões que vão surgindo ao longo da trama.

Você se vê apaixonada pelo filme em poucos minutos, seja pela ambientação, pelo enredo, pelos personagens, ou pela trilha sonora perfeita que o filme nos traz.

Bohemian Rhapsody

E para fechar com chave de ouro, não poderia não falar dessa obra de arte: Bohemian Rhapsody (2018)! Se você ainda não assistiu ao vlog no Canal do IM, corre pra saber mais detalhes sobre o filme!

O filme conta um pouco da história do grande fenômeno que foi Freddie Mercury, e de como Queen se tornou uma das bandas mais amadas e escutadas no mundo inteiro.

É um filme emocionante, inspirador, com muito bom humor, e uma trilha sonora que te faz chorar, cantar e sorrir do início ao fim!

Tem outros filmes sobre música que também ama? Compartilha aqui com a gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *