03.05.2024

Conheça a música e a voz por trás de H.E.R.

Conheça a música e a voz por trás de H.E.R.

Gabriella Wilson é, sem sombra de dúvidas, um dos nomes mais comentados (e amados) do meio R&B/Soul, atualmente. Conhecida mundialmente como H.E.R. (que quer dizer Having Everything Revealed“Ter tudo revelado”), Gabi Wilson é a voz por trás de músicas como Best Part (em parceria com Daniel Cesar), Focus e Slide (com YG).

Sua discografia conta com duas coletâneas: H.E.R. (2017) e I Used To Know Her (2019); cinco EP’s: H.E.R. Volume 1 (2016), H.E.R. Volume 2 (2017), H.E.R. Volume 2, The B Sides (2017), I Used to Know Her: The Prelude (2018) e I Used to Know Her: Part 2 (2018). Já foi indicada a cinco Grammy Awards em 2019, e ganhou as categorias Best R&B Performance (Best Part – ft. Daniel Caesar) e Best R&B Album (H.E.R.); também recebeu indicações em premiações importantes como o BET Awards, Billlboard Music Awards e MTV VMA.

https://www.instagram.com/tv/CDTeINvHSGX/?utm_source=ig_web_copy_link

O começo de Gabi Wilson

Gabriella Wilson nasceu em Vallejo, Califórnia, no dia 27 de Junho de 1997. Veio de uma família com mãe libanesa e pai afro-americano, que também era músico e teve grande influência na sua carreira musical. Além de ser a dona de uma voz potente, linda e aveludada, Gabi ainda toca 4 instrumentos: piano, baixo, guitarra e bateria. Suas raízes Filipinas também tiveram grande importância na sua carreira musical:

“Filipinos amam baladas. Eles amam Whitney Houston, Mariah Carey, Alicia Keys! Sinto que eu senti algo com Whitney cantando. Eu fui inspirada a cantar por causa dela. Eu fui inspirada a me apresentar de certa forma, porque ela abriu caminho.”

Vídeo: H.E.R. Talks Black Music Icons & Cooks Authentic Filipino Dishes (Genius)

Aos 12 anos de idade, participou do concurso de canto Radio Disney’s The Next Big Thing, além de ter aparecido no The Today Show, cantando Alicia Keys no piano. Seu primeiro contrato foi assinado quando tinha apenas 14 anos, com a Sony. Lançou sua canção de estreia “Something to Prove”, em 2014, ainda com seu nome verdadeiro.

O (re)nascimento de H.E.R.

A ideia de criar um pseudômino, podemos dizer, veio de quando ainda fazia música como Gabi Wilson. Ela afirma que, na época, apesar de trabalhar muito para lançar suas músicas e ser verdadeira, todos a sua volta ainda a viam como uma garota prodígio. Isso a fazia querer atingir as expectativas de todos!

É difícil ser honesta. As pessoas vão gostar da música, em primeiro lugar? Elas vão aceitar a mensagem? Eu não queria que ninguém soubesse quantos anos eu tinha, ou como eu era, porque queria voltar a ideia da música como primeiro plano.

Vídeo: H.E.R. Talks Black Music Icons & Cooks Authentic Filipino Dishes (Genius)

Seu rebranding começou com o EP Volume 1. Ela quis que a capa fosse somente uma silhueta, e que fizesse as pessoas se perguntarem “quem é essa?”. Foi uma ótima estratégia para que, quem ouvisse, focasse somente na música, e não na artista.

Mas de onde surgiu o nome H.E.R.? Em uma pequena entrevista para o The Late Late Show with James Corden, ela afirma: “Representa essa época, me tornando uma jovem mulher, passando por decepções amorosas e tudo mais. Eu chamo isso de ‘a evolução da mulher’. Eu sempre dizia ‘nunca vou ser essa garota que se apaixona por esse garoto, ou passa por situações, que acabam sendo ‘HER’ (ela/aquela garota)’.”

A melhor maneira de lançar minha música é sendo honesta. Não vou colocar um nome ou um rosto na minha música, só mostrarei minha música do jeito que ela é, como uma mensagem pura. Mantê-la assim… é tudo o que você consegue ver… H.E.R.!

Vídeo: What’s the Story Behind H.E.R.’s Name? (The Late Late Show with James Corden)

Letras que inspiram

É bem nítido que, além de ter uma voz de outro mundo, e tocar mil instrumentos diferentes, o que mais conecta em sua música é a mensagem que transmite. Se considera, além de musicista, uma poeta, e utiliza a música para fazer a mudança na vida de quem escuta. Uma de suas últimas canções, I Can’t Breathe, foi escrita em homenagem a George Floyd, Breonna Taylor e outras vidas negras perdidas pela violência policial.

“Essas letras foram fáceis de escrever porque vieram do debate sobre o que está acontecendo agora, e a mudança que precisamos ver. Acho que a música é poderosa quando se trata de mudança e de se curar, e foi por isso que escrevi essa música, para deixar uma marca na história”.

Assim como mencionado por ela em entrevistas, é perceptível que suas letras são como se fossem anotações, ou conversas de telefone. Ela gosta de fazer músicas que tenham a sensação de serem uma conversa. E não há nada melhor do que isso para chamar atenção de quem ouve, e fazer com que se identifique com elas, certo? Seja falando sobre se apaixonar, como é o caso de Best Part, ou de relacionamentos conturbados, como em Hard Place, fica claro como ela coloca muito sentimento e verdade em suas composições.

Você já conhecia H.E.R.? Compartilha com a gente sua música favorita dela, aqui nos comentários!

One thought on “Conheça a música e a voz por trás de H.E.R.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *