21.05.2024

TOP 05: Solos femininos em musicais

TOP 05: Solos femininos em musicais

O teatro musical é uma arte incrível, que envolve música, dança e atuação. Em todos os musicais, dos mais amadores aos profissionais, os solos são os pontos altos do espetáculo.

Particularmente, os solos femininos são os que mais me tocam. Geralmente são os momentos onde existe uma grande carga emocional, e as personagens cantam sobre seus sonhos, angústias e sentimentos.

Separei 05 solos femininos em musicais que me marcam, tanto pela emoção, quanto pela técnica impecável. Vamos lá!

Burn – Elisa (Hamilton)

https://www.youtube.com/watch?v=SLFMcheqR-w

Hamilton tá cheio de solos incríveis, mas eu sou apaixonada em Burn. Acho que essa música tem TANTA emoção e tanta decepção, que a torna uma das minhas músicas favoritas.

Nessa cena, Elisa está extremamente decepcionada e triste com Alexander Hamilton, já que ele expôs, para todo mundo ver, que ele traiu sua esposa. Por isso, ela decide queimar todas as cartas de amor que eles trocaram ao longo do tempo, e apagar qualquer resquício dela da história.

Acho que, apesar de toda a tristeza que vemos na canção, ela nos mostra um lado muito forte e destemido da Elisa.

Se você gostou de Burn, vai surtar com a versão que entrou para o Hamildrops. Em “First Burn”, o primeiro manuscrito de Lin-Manuel da música que entrou para o musical, as atrizes que fizeram a Elisa se juntam e nos entregam uma das melhores performances vocais de todas.

Defying Gravity – Elphaba (Wicked)

Não poderia deixar de fora, uma das músicas mais reproduzidas, conhecidas e amadas de todo o cenário musical. Em Defying Gravity, música tema de Wicked, Elphaba descobre que o Mágico de Oz não é lá essas coisas, e decide fazer de tudo para lutar contra ele.

A canção se inicia com um mini dueto entre a Elphaba e a Glinda, mas a parte que conquista a todos, é quando a Elphaba mostra a personagem incrível que ela é.

Esse é o número que finaliza o primeiro ato do musical, e com certeza, um dos momentos de maior emoção, tanto pela imensidão da canção e do vocal, quanto pelo fato da Elphaba voar pelo palco. É a cena mais incrível de se ver!

Uma das minhas gravações favoritas é na última sessão de Wicked aqui no Brasil, onde a Elphaba é interpretada pela maravilhosa Myra Ruiz, e a Glinda pela linda Fabi Bang. A reação do público é a minha reação de sempre! Lágrimas sempre aparecerão.

On My Own – Éponine (Les Misérables)

Já falei nesses post que Éponine é um dos meus papeis do sonho. Além da história triste da personagem, ela tem um dos solos mais bonitos de Les Misérables.

Aqui, Éponine declara todo o seu amor por Marcus, toda a sua vontade de estar ao seu lado, mas lamenta o fato de saber que ele não corresponde seus sentimentos. O coração de Marcus está com Cosette, e isso é o que mais machuca Éponine.

De toda a trama, Éponine sempre foi a personagem que mais me cativou, e ver esse momento de vulnerabilidade dela, me mostra o quanto ela sofre e o quão frágil ela é.

Outro grande solo super famoso do musical é I Dreamed a Dream, a canção que Fantine compartilha toda sua dor e sofrimento por se ver em uma situação em que nunca achou que viveria. Para mim, a interpretação da Anne Hathaway é uma das mais perfeitas, e a que te passa maior melancolia e aflição. Foi um trabalho espetacular!

Breathe – Nina (In The Hights)

In The Heights é a minha nova descoberta e paixão de 2019/2020. Demorei muito para dar uma chance a história, e fiquei muito feliz que comecei a pesquisar mais sobre o musical que Lin-Manuel Miranda escreveu ainda na faculdade.

O solo em questão é Breathe, cantado pela Nina, logo no início da história, no momento em que ela volta para o seu bairro, depois do seu primeiro ano de faculdade.

Nina é o orgulho da família e de todo o bairro. Por conta da pressão, ela se sente ainda pior em ter que contar para seus pais que ela largou a faculdade. Ela teve que trabalhar em dois empregos para pagar a mensalidade, e com isso as suas notas pioraram.

A música é linda, tem partes cantadas pelos moradores do bairro, e o que mais gosto é o fato de muita gente poder se identificar com esse medo que ela sente em falhar.

Já foi anunciado o lançamento do filme de In The Heights, em junho desse ano, e a Leslie Grace fará o papel da Nina. Ah! Se quiser escutar a versão original da Broadway, com todo o instrumental, é só clicar aqui.

This Is Me – Lettie Lutz (The Greatest Showman)

Para finalizar da melhor forma, a música que mais representa o filme musical The Greatest Showman: This Is Me, o solo da Lettie Lutz, nossa amada mulher barbada.

Eu sou super suspeita para falar, já que é um dos meus filmes musicais favoritos, e sou apaixonada na Keala Settle. A música é um hino para todas as pessoas que já se sentiram excluídas, ou que não são o suficiente.

Na história, esse é um momento onde todos os artistas percebem que P. T. Barnum tem vergonha deles, e está se aproveitando das singularidades de cada um para fazer sucesso.

Essa canção é um grito de liberdade. Ela mostra força e fragilidade. Lettie Lutz, com o coro sempre acompanhando, nos mostra que todos temos particularidades, que somos importantes, e que todos os detalhes, dos melhores aos piores, nos fazem sermos quem somos.

Outro número que me marcou é o de From Now On. Sei que é um solo masculino, mas não poderia deixar de compartilhar o ensaio incrível e emocionante que Hugh Jackman nos entregou. É de arrepiar!

Muitos solos incríveis ficaram de fora, mas esses, com certeza, são o meu TOP 05! Quais solos femininos entrariam para a sua lista?!

10 thoughts on “TOP 05: Solos femininos em musicais

  1. Ah que post mais lindo. Teve alguns que eu ainda não tinha visto, mas amei… muito talento em todas elas.
    O da Lettie Lutz eu vi várias vezes porque ela se apresentou em muitas premiações… minha preferida ♥

  2. Ótimas escolha nesse top 5 e com exceção de Les Misérables, que não consigo assistir nem o filme e nem o musical, não consigo escolher o melhor dos 4 pq todos estão maravilhosos e essa mulherada fez bonito demais!!

    1. Entendo quem não consegue assistir Os Miseráveis, mas fico triste porque é uma história tãaao rica haha Mas te entendo!! E sim, é difícil demais escolher um favorito, deixei muuuitos solos incríveis de fora dessa lista!!

  3. Eu fui assistindo todos os vídeos afim de ver qual seria meu favorito para comentar aqui, mas ao ver This is Me, já fiquei arrepiada sem nem dar play no vídeo porque sei o quão lindo é. Hahaha! Sou apaixonada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *