02.05.2024

Chess Records: a gravadora do Blues e do R&B

Chess Records: a gravadora do Blues e do R&B

Se de um lado, tivemos a ascensão do rockabilly com Elvis Presley, do outro lado tivemos a criação de uma das gravadoras responsáveis por grandes nomes da música: a Chess Records. Em 1950, os irmãos Leonard e Phil Chess fundavam, em Chicago, a gravadora especializada em Blues e R&B!

O início de tudo

No ano de 1947, Leonard Chess comprou uma parte da gravadora Aristocrat Records, na época fundada por Charles Aron, Evelyn Aron, Fred Brount, Mildred Brount e Art Spiegel. Em 1950, Leonard chamou seu irmão Phil, e juntos compraram o resto da gravadora. Ao lado de outro parceiro, Evelyn Aron, renomearam a gravadora para Chess Records.

A Chess Records era focada em lançar artistas afro-americanos, mais especificamente do Blues e do R&B. Alguns nomes que já eram assinados da Aristocrat Records continuaram com eles, como foi o caso de Muddy Waters, um dos principais artistas da gravadora.

Novos selos e artistas importantes

Dentro da Chess Records alguns selos foram criados. A Checker Records foi criada em 1952, como um selo alternativo para alcançar as rádios americanas. Já em 1955, criaram a Marterry, que logo mudaram para Argo Records, onde lançaram jazz e pop. A Arc Music BMI foi uma editora responsável por publicar diversas canções do R&B.

Alguns dos nomes de destaque que assinaram com a Chess Records são: Gene Ammons, Muddy Watters, Jackie Brenston and His Delta Cats, Little Walter, Bo Diddley, Chuck Berry, Etta James, Fontella Bass, Willie Dixon e Buddy Guy.

Durante a primeira década, Phil e Leonard cuidavam de quase toda a produção das gravações. Dez anos depois de abrir a Chess, eles chamaram o produtor Ralph Bass para cuidar dos artistas da música gospel e de alguns do Blues. Trouxeram também o baixista e compositor Willie Dixon, que estava diretamente envolvido nas produções do Blues.

Curiosidades e indicações

  1. O primeiro lançamento da gravadora foi do single “My Foolish Heart”, de Gene Ammons, em 1950, e se tornou o maior hit da Chess no mesmo ano.
  2. O single “Rocket 88”, gravado por Jackie Brenston and His Delta Cats, entrou para o Hall of Fame do Grammy em 1998, sendo considerado uma das maiores influências do rock and roll, além de ter sido o primeiro hit #1 da gravadora.
  3. Os irmãos Chess venderam a gravadora em 1969 por 6,5 milhões de dólares.
  4. Leonard Chess faleceu em 16 de Outubro de 1969, vítima de um ataque cardíaco. Seu irmão, Phil, faleceu 47 anos depois, em 18 de Outubro de 2016.
  5. A canção “Rollin’ Stone”, de Muddy Waters, inspirou a banda inglesa Rolling Stones ao escolher seu nome, que, em 1964, gravou o EP Five by Five na Chess.
  6. Hoje em dia, o endereço principal da gravadora é sede da Blues Heaven Foundation, uma fundação idealizada pela família de Willie Dixon, com o foco de ajudar jovens músicos.
  7. Dois filmes contaram a história da Chess Records: Cadillac Records (2008) e Who Do You Love (2008).
beda

5 thoughts on “Chess Records: a gravadora do Blues e do R&B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *