Acredito que estou vivendo em um momento de grande reflexão, e a cada dia que passa, tenho mais insights sobre a música. Aqueles pensamentos rápidos que aparecem quando a gente vê algo novo, sabe?
Esses foram alguns dos que passaram pela minha mente:
Quando um momento transforma uma música. Ou seria o contrário?
Eu estava vendo uma apresentação que a Beyoncé fez durante o memorial do Kobe e da Gianna Bryant, e eu simplesmente não conseguia parar de chorar. É louco como uma música que você escutou sua vida toda passa a ter um significado completamente diferente por conta de um acontecimento.
Eu passei a ver Halo e XO como músicas bem mais emotivas e especiais, e ouso a dizer que se tornaram umas das minhas favoritas da artista. Elas falaram comigo de uma forma completamente diferente do que há alguns anos. O quanto um momento pode influenciar uma música? E o quanto uma música influencia um momento?
+Leia também: As dificuldades de uma estudante de música
Quando a música quebra barreiras que você não sabia que tinha!
Desde pequena, fui criada escutando o bom e velho rock ‘n roll. O máximo que rolava de diferente era um axé ou aqueles sertanejos antigos, sabe? Isso meio que foi moldando o meu gosto musical, até uns anos atrás.
Eu era aquela pessoa chata que falava que só ouvia rock e que todo o resto era ruim. Péssimo isso, eu sei! Mas o tempo foi passando, eu fui me permitindo a escutar outros estilos completamente diferentes do que estava acostumada, até que cheguei em um que nunca me imaginei gostando.
Apesar de ter sido criada em uma família onde, basicamente, o catolicismo e o espiritismo são praticados, eu nunca me achei uma pessoa muito religiosa. Tenho a minha fé, as minhas crenças, mas não sigo uma religião específica.
Adivinhem a minha surpresa quando me peguei escutando, e me apaixonando por música gospel?! Se a Yamana de dez anos atrás soubesse disso, ela ia achar que não era verdade, mas é exatamente esse o poder que a música tem: quebrar barreiras que você nem percebia que tinha levantado.
Isso tudo me veio à mente quando escutei a versão R&B que a Priscilla Alcantara fez da música Girassol, que foi escrita pelo Whindersson Nunes. Toda a emoção, a força, e a fé que a música e a letra carregam, me fizeram perceber que não importa o gênero musical que você escuta. Se ela tem uma mensagem de amor, de união, e de empatia, a música vai quebrar qualquer barreira.
+Assista também: O dia que eu vi O Fantasma da Ópera
Quando a música fala com a nossa alma!
Ultimamente, uma das músicas que SEMPRE escuto quando tô querendo me reenergizar e me reconectar é Oceans (Where Feet May Fail), do Hillsong United. Lembro que na primeira vez que escutei essa música, eu me arrepiei inteira, e me senti em paz.
Acredito que apresentações ao vivo sempre passam uma energia maior, e acho impossível não se emocionar com o show que eles fizeram em Israel. Ver todo mundo cantando a letra da música juntos, emanando amor e paz, me fez perceber a força que uma canção pode ter na vida das pessoas.
E no fim, tudo se resume a isso: a música fala com a nossa alma. Ela toca em lugares que nenhuma outra arte toca. É como se fosse um somatório de todas as artes, sentimentos e sensações em um lugar só.
Ela eleva a sua alma, preenche seu coração e te dá força.
Eu estou sem chão depois desse post, sério!!!!!!!!!!!
Eu ainda não tinha visto essa apresentação da Beyoncé (que péssima fã), e MEU DEUS!!!! As músicas XO e Halo já tem um significado muito grande pra mim. Eu fui em um show da Beyoncé em 2013, foi a realização de um sonho, sabe? Era a Mrs. Carter World Tour, porém a Parte I, ela ainda não tinha lançado o BEYONCÉ, mas já tinha deixado um spoiler de XO no Rock in Rio. Halo me mercou por ser a música que fecha o show. Eu fui junto com a minha tia e durante música toda nós ficamos abraçadas e chorando. E, depois que ela lançou o DVD da turnê, eu fiquei apaixonada por XO. Pois antes de cantar ela fazia um discurso dizendo que aquela música era para os fãs, que eles são tudo pra ela, que quando ela cai, são eles que a levantam. Eu chorei TANTO assistindo. Essas músicas se tornaram tão especiais, que eu só as escuto em momentos muito importantes mesmo, e sempre que revejo o DVD eu choro (de soluçar mesmo).
Essa versão/arranjo de XO, ela nunca havia usado antes, ficou incrível!
Todo esse textão foi pra dizer que eu amei ver esse vídeo e que as músicas realmente nos marcam.
Sobre Girassol, não há uma versão dessa música que eu não goste. Aliás, vou fazer uma tatuagem em homenagem a ela, já está desenhada e tudo.
Vou deixar aqui o link de uma música que fala com a minha alma, pra você ver também, espero que goste! https://www.youtube.com/watch?v=v-Dur3uXXCQ
Mulherrrrr! Te entendo demais! Já passei muito por esses momentos! Não só em música, mas vendo séries também, filmes e tal. Nossa, é muito forte! Me apego demais