Se de um lado, tivemos a ascensão do rockabilly com Elvis Presley, do outro lado tivemos a criação de uma das gravadoras responsáveis por grandes nomes da música: a Chess Records. Em 1950, os irmãos Leonard e Phil Chess fundavam, em Chicago, a gravadora especializada em Blues e R&B!
O início de tudo
No ano de 1947, Leonard Chess comprou uma parte da gravadora Aristocrat Records, na época fundada por Charles Aron, Evelyn Aron, Fred Brount, Mildred Brount e Art Spiegel. Em 1950, Leonard chamou seu irmão Phil, e juntos compraram o resto da gravadora. Ao lado de outro parceiro, Evelyn Aron, renomearam a gravadora para Chess Records.
A Chess Records era focada em lançar artistas afro-americanos, mais especificamente do Blues e do R&B. Alguns nomes que já eram assinados da Aristocrat Records continuaram com eles, como foi o caso de Muddy Waters, um dos principais artistas da gravadora.
Novos selos e artistas importantes
Dentro da Chess Records alguns selos foram criados. A Checker Records foi criada em 1952, como um selo alternativo para alcançar as rádios americanas. Já em 1955, criaram a Marterry, que logo mudaram para Argo Records, onde lançaram jazz e pop. A Arc Music BMI foi uma editora responsável por publicar diversas canções do R&B.
Alguns dos nomes de destaque que assinaram com a Chess Records são: Gene Ammons, Muddy Watters, Jackie Brenston and His Delta Cats, Little Walter, Bo Diddley, Chuck Berry, Etta James, Fontella Bass, Willie Dixon e Buddy Guy.
Durante a primeira década, Phil e Leonard cuidavam de quase toda a produção das gravações. Dez anos depois de abrir a Chess, eles chamaram o produtor Ralph Bass para cuidar dos artistas da música gospel e de alguns do Blues. Trouxeram também o baixista e compositor Willie Dixon, que estava diretamente envolvido nas produções do Blues.
Curiosidades e indicações
- O primeiro lançamento da gravadora foi do single “My Foolish Heart”, de Gene Ammons, em 1950, e se tornou o maior hit da Chess no mesmo ano.
- O single “Rocket 88”, gravado por Jackie Brenston and His Delta Cats, entrou para o Hall of Fame do Grammy em 1998, sendo considerado uma das maiores influências do rock and roll, além de ter sido o primeiro hit #1 da gravadora.
- Os irmãos Chess venderam a gravadora em 1969 por 6,5 milhões de dólares.
- Leonard Chess faleceu em 16 de Outubro de 1969, vítima de um ataque cardíaco. Seu irmão, Phil, faleceu 47 anos depois, em 18 de Outubro de 2016.
- A canção “Rollin’ Stone”, de Muddy Waters, inspirou a banda inglesa Rolling Stones ao escolher seu nome, que, em 1964, gravou o EP Five by Five na Chess.
- Hoje em dia, o endereço principal da gravadora é sede da Blues Heaven Foundation, uma fundação idealizada pela família de Willie Dixon, com o foco de ajudar jovens músicos.
- Dois filmes contaram a história da Chess Records: Cadillac Records (2008) e Who Do You Love (2008).
Ameeei que fundaram em Chicago!!! <3 minha cidade do coração!
a minha vontade de conhecer Chicago só aumenta a cada dia haha AMO ♥
As datas de morte de Phill Chess estão erradas.
opaa, atualizado 🙂 obrigada!