Finalmente pude assistir ao documentário “Shawn Mendes: In Wonder”, lançado pela Netflix em novembro de 2020. O filme documentário foi dirigido por Grant Singer e mostra o que acontece nos bastidores da turnê de Shawn Mendes, sua experiência com a depressão e ansiedade, seus momentos em casa, além de cenas de seus shows. Ele serve como prelúdio de seu quarto álbum de estúdio, o Wonder, lançado em dezembro de 2020.
Processo criativo e sinceridade
Logo no começo já é possível perceber que o documentário é bem íntimo e pessoal. Como já comentei em outras resenhas, uma das coisas que mais me interessam em documentários musicais é ver o processo de criação de cada artista. Shawn coloca todo seu coração em suas composições e, ao lado de sua equipe, transforma suas experiências de vida em música. Gostei de ver que ele não tem um processo padronizado, uma hora vem a letra, outra hora vem a melodia, e assim a música nasce. Ele tem uma ideia muito clara da mensagem que quer passar com cada canção, quais elementos ele quer e quais não quer, e acredito que isso vem muito da sua personalidade e da confiança que ele ganhou ao longo da carreira.
Respeito, conexão e entrega aos fãs
É muito claro o respeito e a gratidão que ele tem com os fãs. Isso é visível não só nas cenas dos shows, mas também nos meet and greetings ou até quando alguém o aborda no trânsito do Canadá. Em determinado momento, enquanto estava em turnê aqui no Brasil, Shawn precisou cancelar seus shows. O motivo foi sua saúde vocal, tanto que a partir dali, ele se comunica através de textos no celular. O que acontece é que ele fica realmente devastado por ter que cancelar o show. Ele sabe que milhares de fãs esperaram muito pra ter a oportunidade de vê-lo ao vivo, e isso se torna uma grande decepção, tanto pra ele quanto pros fãs.
Seu senso de responsabilidade e respeito, tanto com os fãs quanto com a produção, fica bem claro nesse momento. É legal ver que, mesmo depois do grande sucesso, ele não perdeu essa conexão com seus fãs, e entende que eles são grande parte do motivo do seu trabalho estar no patamar que está.
Família, ansiedade e vulnerabilidade
Acredito que um dos grandes motivos dele se manter verdadeiro a quem ele é, é a sua base familiar. Em vários momentos do doc, ele expressa o quão importante é o apoio que a família e os amigos dão a ele. Além disso, ele compartilhar com a gente como aprendeu a conviver com a ansiedade e com a pressão da mídia, do público e da sua profissão. Sabemos que estar nos holofotes não é nada fácil, ainda mais para alguém que começou cedo, como é o caso de Shawn. Ele comenta como a música ajuda ele a lidar com tudo isso, e como ele consegue transformar todos os seus medos, sentimentos e pensamentos em música. Outro fato interessante foi ele mostrar seu caderno de anotações, que acompanha ele há um tempo, e que muitas vezes, o que ele escreveu ali se tornou real e ajudou em sua trajetória.
Shawn e Camila
Não é segredo para ninguém o seu relacionamento com a artista Camila Cabello. Além de dividir como foi o começo da relação entre os dois, ele mostra como a base de tudo é a parceria e amizade. Em alguns momentos percebemos que ela sempre está apoiando o trabalho dele, seja nos bastidores de shows, ou até quando ele está compondo uma música nova. O fato deles utilizarem a música para ficarem ainda mais próximos, só mostra o quão sincero é o sentimento de cada um. Em um cena, ele até admite que contou a Camila que a grande parte de suas canções foram escritas para ela e sobre ela. Ah, e não posso esquecer de comentar sobre a cena icônica dos dois cantando “Señorita” durante o VMA 2019, né?
Um sonho que virou realidade
Assim como vários artistas, Shawn ficou conhecido graças aos seus vídeos no youtube. Ele começou fazendo covers, postando no seu canal e no seu perfil no Vine, até que foi notado pelo empresário Andrew Gertler. A partir daí, sua vida mudou completamente. Ele passou de um garoto que fazia covers no seu quarto, acompanhado do violão, para um homem cantando em estádios enormes para milhares de pessoas.
Realmente, foi um grande sonho que virou realidade. Sua irmã, Aaliyah, até comenta que ele passava horas e horas cantando em casa, e até brinca que não aguentava tanto barulho. Ainda assim, é incrível ver onde ele chegou hoje em dia. Um ponto legal de citar aqui é que, mesmo com todo o sucesso, ele sabe que é importante se cuidar e se manter atualizado, musicalmente falando.
“Chegando ao fim da turnê, percebo que quero fazer isto pelo resto da vida. (…) No final da turnê, queria ter algo profundo a dizer sobre tudo isso, mas sabe a real? Você entra no palco, olha em volta e pensa ‘Eu sou só um cara que ama música. Vou relaxar!'”
Shawn Mendes
Pessoalmente, gostei muito do documentário. É o tipo de obra feito não só para fãs, mas para quem quer conhecer o trabalho do artista. Nunca acompanhei o trabalho do Shawn Mendes, se conheço quatro músicas é muito. Essa foi uma ótima oportunidade para entender todo seu processo criativo, e como o Shawn Mendes de hoje lida com toda sua fama e musicalidade. Recomendo demais que assistam ao documentário, lembrando sempre de manterem a mente aberta e livre de preconceitos.
Já assistiu Shawn Mendes: In Wonder? Me conta o que achou aqui nos comentários!
Não sou fã, mas a música dele com o Bieber me faz chorar, cogitei assistir só por causa dela kkk
Vou dar uma chance e ver sim, já que funciona até para quem não é fã, ai volto e completo meu comentário kkkk
Te entendo, mulher haha Assiste e depois me fala se gostou ♥
Eu tbm não sou fã do Shawn, mas quando vi a notícia do doc quis assistir. Devo ter esquecido porque ainda não vi até hoje rsrs, mas eu também amo ver como os artistas produzem e como é essa vida deles. Valeu a lembrança pra assistir!