05.10.2024

Roteiro de 4 dias em Dublin | Minha família me visitou na Irlanda

No início desse ano, enquanto eu morava em Dublin, minha família viajou para me visitar e conhecer a Ilha Esmeralda. Como seriam duas semanas de viagem, o nosso roteiro ficou: 4 dias em Dublin e 7 dias na França. A vontade era de fazer uma mini EuroTrip e conhecer mais países, mas o orçamento não era dos maiores. Por isso, decidimos ficar somente nesses dois países.

Foi muito especial mostrar a Irlandinha pra minha família, e apresentar meus lugares favoritos do país. E vamos aos melhores momentos da família na Irlanda!

Dia 01: Chegada e Walking Tour em Dublin

O voo de ida delas saiu de Brasília no dia 30 de janeiro, e depois das escalas em São Paulo e Paris, chegaram em Dublin no dia 31, por volta das 08h da manhã. Eu acompanhei tudo pelo app do FlightAware, o que foi me ajudou muito a programar a minha ida para buscá-las no aeroporto. Uma coisa MUITO importante se você mora fora e vai receber família ou amigos em casa: organize a documentação com eles.

Essa era a primeira viagem internacional da minha família, e apesar da maioria do grupo ter ficado em hotel, minha irmã e minha mãe ficaram na minha casa. Por isso, escrevi uma carta convite, para que elas mostrassem na imigração, caso pedissem, além de todos os outros possíveis documentos que pudessem pedir: comprovante de passagem de ida e volta, passaporte válido e comprovante financeiro.

Voltando ao aeroporto! Cheguei lá na mesma hora que elas pousaram, mas demoraram a sair porque a companhia aérea tinha deixado as malas da minha irmã e da minha mãe em Paris. Isso, além de ter deixado minha mãe um pouco nervosa, fez com que tivéssemos que comprar algumas roupas de emergência na Penneys (mas ainda bem que conseguiram devolver a mala na noite do mesmo dia).

Como eu disse, o restante da minha família ficou em um hotel, muito bom por sinal, bem no centro de Dublin: o Harding Hotel, ao lado da Christ Church. Elas amaram a estadia por lá, e principalmente o pub do hotel que, realmente, era muito bom (e como sempre, cheio de brasileiros trabalhando).

Depois que fizemos o check-in no hotel, fomos fazer um walking tour por Dublin. Andamos por toda a extensão da Lord Edward Street e Dame Street, e aproveitamos pra almoçar no Pacino’s Italian, que fica na Suffolk Street, bem pertinho da estátua da Molly Malone (e lógico que paramos pra tirar fotos).

Pós-almoço, fomos em direção ao Temple Bar, atravessamos a Ha’penny Bridge, e chegamos na Penneys da Mary Street para comprar algumas roupas. Nem preciso falar que elas amara os preços, né? Depois disso, a próxima parada foi o Dublin Bus, pra poder pegar o Leap Card de visitante pra minha mãe e irmã (eu morava em Rathmines, em Dublin 6, e seria mais prático ter o Leap Card Visitor pra elas — pagamos €16 para 3 dias).

Como elas estavam bastante cansadas das mil horas de voo, no fim do dia voltamos pra casa – e pro hotel -, afinal, acordaríamos bem cedo no outro dia para conhecer os Cliffs of Moher.

Dia 02: Cliffs of Moher e Galway

No dia do aniversário da minha irmã, fomo para o meu lugar favorito da Irlanda: Cliffs of Moher. Como estávamos em um grupo de 8 mulheres, achei mais prático ir com alguma agência de tours – mesmo tendo pensado em alugar um carro antes. Compramos o passeio da Irish Day Tours, que sai às 06h50 da Molly Malone.

Os valores ficaram em: €80 adulto, e €75 estudante (eu, no caso). Crianças de 5 a 12 anos pagam €40, entre 13 e 17 anos pagam €75, adultos com mais de 65 pagam €75, e bebês abaixo de 4 anos não pagam.

Como a viagem era super cedo, passamos no Keoghs Cafe, minha cafeteria favorita da cidade, que fica na Trinity Street, e compramos uns pan au chocolat e o melhor chocolate quente de Dublin.

O passeio foi super pontual, e antes das 06h50, o nosso motorista encontrou com a gente na estátua da Molly e nos levou ao ônibus. Ele foi super simpático durante toda a viagem, bem solicito, além de passar informações importantes e históricas sobre cada lugar que passamos. Infelizmente, minha memória é péssima e não lembro o nome dele, mas fica aqui meu elogio à empresa.

Para atravessar o país de Dublin à Galway/Cliffs, foram cerca de 3h de estrada. Fizemos uma parada no meio do caminho só para ir ao banheiro e comprar um café (a noite tinha sido bem gelada, e a vegetação tava até um pouco congelada), mas nada que atrasasse – ou apressasse demais – o trajeto.

Chegando nos Cliffs, tivemos 1h25 para conhecer o máximo que conseguíssemos. Se eu tivesse que falar um ponto negativo de ir em um bus tour é esse: o tempo é contado. A primeira vez que fui aos Cliffs, foi com mais três amigos, e como tínhamos alugado um carro, fizemos tudo com calma e no nosso tempo. Isso permitiu que a gente aproveitasse ao máximo, sem a necessidade de fazer tudo na correria.

No caso do bus tour, como tínhamos esse tempo limite, ficamos só pela área da O’Brien’s Tower para tirar algumas fotos e apreciar o local. Como falei do frio da noite anterior, pegamos os Cliffs com o tempo nublado e um pouco de neblina, mas nada que atrapalhasse a vista. Como sempre, muito vento por lá, mas faz parte da experiência.

Minha família amou o lugar, subiram na torre, tiraram fotos, e um pouco antes de termos que voltar pro ônibus, fomos na lojinha pra comprar cacarecos de lembrança. Não tem jeito, comprar lembrancinhas em pontos turísticos sempre é mais caro, mas como era um lugar especial, compramos mesmo assim.

Ah, importante dizer que a entrada pros Cliffs já estava inclusa no valor do bus tour, mas se você vai por conta própria, esses são os preços:

• Comprando online: adulto, estudante e 65+: €7; família (2 adultos + 2 crianças): €14; crianças abaixo de 12 anos não pagam.
  • Comprando na hora: adulto, estudante e 65+: €12.00; família: €24; crianças abaixo de 12 anos não pagam.

De lá, seguimos para nosso próximo destino: Doolin, uma vila lindíssima, bem de filme mesmo, onde almoçamos comidas típicas irlandesas: fish and chips, beef stew e, meu favorito, o seafood chowder.

Barriga cheia, fomos para o The Burren, uma região com uma vista belíssima, onde tiramos algumas fotos e apreciamos a paisagem. Ficamos alguns minutinhos por lá, e logo seguimos para Galway, onde andamos um pouco pelo centro da cidade.

Em Galway, ficamos pelo centro, visitamos a Saint Nicholas’ Collegiate Church, e tomamos um café ali por perto. Uma dica pra quem tiver mais tempo na cidade e quiser ir a um pub pra tomar uma pint e comer comida típica irlandesa: Monroe’s Tavern. Outras coisas bem legais de fazer por lá: ir ao Christmas Market no fim de ano, passear pela University of Galway, e visitar a Galway Cathedral.

Chegamos em Dublin por volta das 19h30, e fomos direto ao pub do Harding Hotel para comemorar o aniversário da minha irmã, e elas aproveitaram pra experimentar suas primeiras Guinness e sidras irlandesas.

Dia 03: Trinity College, St. Stephen’s Green e Museu de Arqueologia

Terceiro dia de viagem foi com mais walking tour por Dublin, e dessa vez selecionei meus lugares favoritos de passear pela cidade. Começamos com um café da manhã típico irlandês no Keoghs Cafe (uma das poucas comidas irlandesas que eu amo, inclusive). Depois, seguimos para a primeira parada: Trinity College.

O campus é belíssimo, tiramos várias fotos, apreciamos a arquitetura e ainda vimos alguns formandos por lá. De lá, seguimos pra Grafton Street. Passamos por algumas lojas, compramos mais cacarecos na Carrol’s e na Disney, e fomos pro meu parque favorito de Dublin: St. Stephen’s Green Park.

Apesar do dia nublado, tava tudo muito lindo, demos uma voltinha e mais pro fim da tarde, andamos até o National Museum of Ireland – Archaeology. Eu amo a arquitetura desse museu e é cheio de artefatos, fósseis – e até algumas múmias – que vão da Idade da Pedra à Idade Média. Com certeza você precisa adicionar esse museu no seu roteiro. Ah, e a entrada é gratuita, o que deixa tudo ainda melhor.

No fim do dia, jantamos na Dolce Sicily, um restaurante italiano delicioso que fica ali na Anne Street. Bem gostoso, um pouco carinho, mas até que vale a pena.

Dia 04: Malahide

De início, queria muito conhecer Malahide e Howth com a minha família, mas por já que tínhamos poucos dias em Dublin, e a previsão do tempo não tava muito a nosso favor, fomos apenas para Malahide. E posso dizer? Foi incrível! A cidade é linda, e passamos um dia super agradável (inclusive, o tempo mudou completamente quando chegamos, e aproveitamos um dia lindo de sol e céu azul).

Nos encontramos na Pearse Station (a minha estação favorita, inclusive haha eu sempre descia nela quando voltava do trabalho, porque sempre era menos cheia em comparação com a Connolly Station). Pegamos o dart direto pra Malahide, e quem não tinha o leap card pagou por volta de €5 na hora, mesmo (mas sempre bom checar). A viagem pra Malahide é super rápida, por volta de 30min de trem.

Nosso objetivo era o Malahide Castle. Compramos os ingressos um ou dois dias antes no site oficial, e marcamos pro horário das 10h30. Saindo da estação, andamos até o castelo, e ficamos encantadas com tudo: os jardins, o castelo, a lojinha, enfim, tudo. Lá no site tem todas as informações de horários de visitas, valores, espaços para conhecer e tudo que precisar organizar sua visita.

O tour pelo castelo é feito com uma guia, que dura ali seus 15/20 minutos, e é muito bom. A nossa guia contou várias histórias e detalhes interessantes sobre a história do castelo e quem morou lá — e até os boatos dos fantasmas que assombram o castelo e os jardins.

Depois do tour, fomos dar uma volta pelos jardins e pela Fairy Trail — a trilha das fadas. É um lugar LINDO e mágico. A Irlanda tem uma cultura bem forte — e lindinha — de acreditar em fadas, e nessa trilha, conseguimos ver várias portinhas de mini casinhas de fadas espalhadas pelas árvores e flores. Foi um passeio que amamos, e era fim de tarde, bem na golden hour, a luz tava maravilhosa e me senti realmente dentro de um mundo encantado.

Passamos na lojinha para comprar algumas lembrancinhas e depois seguimos para a marina de Malahide. Tiramos fotos, respiramos um pouquinho, e antes de voltarmos pra Dublin, jantamos no McGoverns, que fica bem na Main Street (recomendo, bem gostoso – mas demos sorte de conseguir uma mesa, já que a maioria estava reservada).

Chegando em Dublin, passamos rapidinho pelo Temple Bar pra minha família tirar a famosa fomo em frente ao pub, e depois compramos as últimas lembrancinhas da Irlanda já que, no outro dia de manhã, partiríamos pro próximo destino: Paris!

Curtiu nosso roteiro de 4 dias em Dublin? Qual lugar ficou com vontade de conhecer?