Sinceramente, nunca achei que isso aconteceria um dia. Mas aconteceu, e foi incrível!! Em novembro de 2019, eu participei da minha primeira a ópera: L’Orfeo, de Monterverdi, e foi uma das minhas experiências favoritas da vida.
Para quem não sabe, eu estudo canto erudito na Escola de Música de Brasília. Uma das matérias se chama Ópera Stúdio, onde fazemos a montagem de uma ópera.
Por conta do PAS, a obra escolhida foi L’Orfeo, a primeira ópera catalogada, lá no início do século XVII, pelo Claudio Monteverdi. Ela conta a história mitológica de Orfeo e Euridice, e a obra é linda!
Por ser uma obra antiga (sua estreia foi há mais de 410 anos), existia um grau de médio a alto de dificuldade, musicalmente e cenicamente falando, mas com os incontáveis ensaios que fizemos durante o segundo semestre, tudo deu certo no final.
Algo que tenho muito orgulho em falar é que tudo foi feito por nós, alunos e professores que participaram do projeto. E o resultado foi lindo!
+Leia também: As dificuldades de uma estudante de música
Lembro que no dia da nossa estreia, eu estava quase surtando de tanto nervoso. A opera é em italiano, e por mais que eu estivesse estudado durante meses, eu tinha medo de errar ou esquecer algo. Mas no fim, deu tudo certo.
Foram quatro apresentações no total, participei de três, e a cada uma delas, tudo ficava ainda mais mágico. O nervosismo já era diferente, foi se transformando em empolgação, e quando tudo finalizou, a sensação era de gratidão pura.
Mais fotinhas do dia…
Fiquei muito feliz em participar desse projeto lindo que foi L’Orfeo, e fiquei ainda mais apaixonada pela arte da música e do teatro. É algo que vou guardar para sempre no meu coração!
Todas as imagens são de direitos de: Beto Almeida Jr. e Laycer Tomaz