No primeiro “Gente Que Me Inspira” aqui do blog, vamos falar de um canal americano que descobri no ano passado, e que de um jeito simples, mas criativo, te faz pensar e trabalhar a empatia. Hoje vamos falar do Jubilee!
Como começou?
Como mencionado no site oficial, o Jubilee foi criado pelo Jason Y. Lee, lá em 2010, quando ele postou um vídeo arrecadando dinheiro para a caridade em um metrô de Nova York.
Ao longo dos anos, a equipe foi crescendo, os vídeos foram tomando proporções maiores, e hoje o canal conta com mais de 5 milhões de inscritos, +500 vídeos postados, e +957 milhões de visualizações.
Mas o que é o Jubilee?
Gosto de definir como um canal que faz alguns experimentos sociais simples, e que no fim, faz com que você se torne um ser humano melhor.
O objetivo deles é trabalhar a empatia e espalhar um pouco de bondade para todos que os assistem. Eles têm quadros fixos no canal, e contam com convidados da vida real, e que possuem gostos, conhecimentos e estilos de vida completamente diferentes. A diversidade é o que importa!
Por que me inspira?
Eu amo a forma criativa que eles têm de discutir assuntos que podem gerar polêmicas, ou que simplesmente não são discutidos. Ao convidar pessoas reais, eles criam uma conexão ainda maior com o público, e os debates propostos são feitos de forma pacífica e te fazem pensar.
Um dos quadros que eu adoro é o Spectrum. Nele, um grupo é convidado para uma sala ampla onde devem discordar ou concordar com uma afirmação. Esse grupo sempre tem algo em comum, seja um grupo de negros, de mulheres, de drag queens/kings, de refugiados, de strippers, ou de autistas.
O legal disso é ver que mesmo dentro de um grupo, ou uma comunidade, há pessoas que pensam diferente. E essa é a beleza do mundo. Com experimentos desse tipo, eles conseguem trabalhar a empatia, seja com quem tá participando, ou com quem está assistindo.
Confira outros quadros do canal: Middle Ground | Odd Man Out | Both Sides | Versus 1
No fim, o Jubilee é isso: um grupo de pessoas tentando espalhar o bem pelo mundo. Você já conhecia o canal? O que achou?
Já sou subscritor desse canal de youtube! Eles tiverem uma ideia genial de colocar pessoas com opiniões diferentes a dialogar. Tem sido interessante ver também que os participantes são sempre muito respeitadores. Dá esperança à raça humana.
Não conhecia esse canal, mas se tem uma coisa que estão precisando praticar mais é a empatia. Adorei a dica irei conferir depois, aposto que será uma experiencia interessante!
Nossa, que canal/projeto incrível! Eu não conhecia, mas é sempre muito inspirador ver projetos como esse, que com pequenas ações causam grandes mudanças sociais. É legal ver que eles tem um bom alcance e provavelmente inspiram muitas outras pessoas e possibilitam boas reflexões!