A Clarissa Fer é aquela pessoa que só de ver uma foto você já abre um sorriso e quer ser amiga, sabe? Agora imagina quando você descobre que essa paulista tem uma voz linda que te dá aquele aconchego no coração?
Ela é cantora e compositora, e em 2009 começou a postar alguns covers no seu canal do Youtube. O tempo foi passando, e ela começou a se apresentar em barzinhos, tocar em festas, casamentos, e sua carreira na música só foi crescendo.
Sabe o mais legal? Ela vai lançar um single novo!! Pois é, dia 29 de Novembro de 2019, nessa sexta-feira, Clarissa Fer vai dividir com a gente o seu novo trabalho: “Cabelos”.
A gente aqui do IM teve o prazer de escutar a música em primeira mão e devo dizer que o trabalho ficou incrível! “Cabelos” é aquela música perfeita para os momentos relaxantes e leves do dia, e recheados de amor e alegria!
Em uma mistura de pop e reaggae, Clarissa Fer fala de amor de uma forma simples, e a sua voz doce nos embala como em um abraço! A produção da faixa ficou perfeita, e a junção dos diferentes ritmos deu um charme à ela.
+Leia também: Leon Bridges e sua voz inspiradora
Tivemos o prazer de conversar com a Clarissa, e ela contou um pouco mais sobre o processo de criação, e o que a inspirou quando escreveu “Cabelos”, dá uma olhada:
IM: Olá, Clarissa Fer! Bem-vinda ao Imprevistos Musicais! Gostaria de agradecer sua disponibilidade para conversar com a gente. Poderia começar contando um pouco sobre como sua carreira iniciou?
Clarissa: “Olá! Primeiramente é um prazer fazer parte desse projeto tão bacana que é o Imprevistos Musicais, eu quem agradeço! Bom, desde que eu me entendo por gente, eu gosto de cantar. Nas festas da escolinha sempre era escolhida para cantar nas apresentações. Me apresentei para o mundo quando abri o meu canal do Youtube (Clarissa Fer) e comecei a gravar covers de músicas famosas da época. Inclusive faço questão de deixar os vídeos antigos para conseguir comparar a evolução.”
IM: Qual foi o momento em que percebeu que queria levar sua carreira, seu nome, para um outro patamar?
Clarissa: “Com 16 anos eu comecei a cantar em barzinhos, tinha uma dupla que na época se chamava Muller e Clarissa. Foram meus primeiros cachês usando a voz e foram 2 anos que aprendi demais. Foi o tempo que durou a dupla. Logo depois, entrei em uma banda focada em Cerimônias de Casamentos e fui fazendo o meu nome desde então.”
IM: Queria parabenizá-la pelo seu novo single, “Cabelos”! É o tipo de música perfeita para escutar e relaxar. Gostaria de saber um pouco sobre o processo de criação da música. Qual a inspiração por trás da letra?
Clarissa: “Essa música é tão especial pra mim. Ela tem uma vibe muito positiva, fala sobre questões do amor e como aprender a lidar com elas. Quando você está apaixonado você acaba criando expectativas que não são reais. Só depois que começa a conviver, descobrir os defeitos, aprender a aceitar como o outro realmente é, que enxergamos o verdadeiro amor.”
“Eu escolhi “Cabelos” como o objeto físico que representasse o afeto entre o casal. Até porque eu gosto muito de pegar, cheirar, fazer cafuné… Então acredito que muitos casais irão se identificar com a mensagem que ela passa.”
IM: Como é a sensação de ter um single lançado em todas as plataformas digitais?
Clarissa: “Eu não vejo a hora de ver o meu rosto no Spotify, Deezer, etc. Já me imagino fazendo uma cena… Vou pular de alegria! A primeira vez é sempre mais empolgante, né?”
IM: Vi em seu canal que você tem outras músicas autorais. Qual o seu modo de criação? A letra ou o tema vêm à sua mente, ou a parte musical nasce primeiro?
Clarissa: “Eu sempre vou mudando a maneira de compor. Não gosto muito de regras, vou colocando o que sinto e deixo a mente livre pra criar, sem julgamentos. As vezes crio a melodia junto com a letra, já criei a letra separada da música, e as vezes gravo algumas melodias para tentar encaixar um contexto depois.”
IM: No seu canal também encontramos vários covers incríveis. Eles te ajudaram a entender melhor o tipo de artista que você é hoje?
Clarissa: “Olha, talvez eu seja a pessoa mais eclética que eu conheci até hoje. Acredito que em todo estilo musical tem coisa boa. Gosto muito de artistas que têm personalidade e tento levar isso sempre comigo.”
IM: Sei que todos temos grandes influências no ramo musical. Em quais artistas você se inspira? Sejam eles nacionais ou internacionais?
Clarissa: “Eu costumo separar artistas que eu me inspiro, como em performance de palco, admiro muito os internacionais. Justin Timberlake por exemplo, tem o show impecável. Taylor Swift é uma inspiração por ter uma voz doce e tanta atitude ao mesmo tempo. O compositor Nando Reis é uma influência gigante para mim, e é claro que em toda a bagagem artística, os clássicos como Beatles, Bryan Adams e os nacionais Chitãozinho e Xororó, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Jota Quest e Cazuza também me inspiram.”
“Na minha adolescência eu escutei muito Sandy e Jr, Rouge, Nx Zero, Maroon 5, Charlie Brown, Green Day, Avril Lavigne… Hoje eu tenho escutado muito a galera da nova MPB e me identifico com o Pop Alternativo ( Ana Vitória, Tiago Iorc, Lagum, Jão…). Se deixar eu fico o dia todo aqui dizendo nomes de artistas, viu?”
IM: Gostei muito do seu trabalho, e imagino que essa seja uma nova fase muito boa para você e para sua carreira. Tem planos de lançar mais singles, ou quem sabe, um EP ou álbum?
Clarissa: “Que demais! Eu fico felizona quando escuto isso, obrigada! Tenho sim, aliás, o que eu mais quero e temo ao mesmo tempo. Tem tanta música pra colocar no mundo, tanto a dizer e é até difícil escolher… O que eu posso dizer é: – Aguardem! (risos).”
IM: Muito obrigada pela sua atenção e participação aqui no IM! Parabéns pelo novo single, tenho certeza de que muita gente irá gostar! Quer deixar algum recado para quem nos acompanha?
Clarissa: “Eu queria agradecer a oportunidade de estar aqui partilhando com vocês do Imprevistos Musicais, e o recado que eu tenho pra dar é: abram o seu coração e escutem cabelos. É uma música para você ouvir todos os dias, se você precisa de uma música que ajude a relaxar em meio a pressão do dia a dia, pode contar com “Cabelos”! Um beijão, um cheiro!”
Então, não percam!! Dia 29 de novembro de 2019 (sexta-feira), teremos Cabelos em todas as plataformas digitais!
Que entrevista linda! Muito grata por tudo <3 Amei.
Gostei muito de ter feito essa entrevista!! Desejo o melhor, e tenho certeza que “Cabelos” será um sucesso 💛✨