Se hoje temos nomes como Harry Styles, Justin Bieber, Coldplay, Elvis Presley e Michael Jackson como artistas influentes, é porque, anos atrás, tivemos mulheres que construíram e abriram caminhos para que eles pudessem brilhar.
Vamos conhecer algumas dessas mulheres que revolucionaram o cenário musical, e são grandes inspirações de muitos artistas atuais.
Do rock ao blues
Quando falamos de rock, a primeira mulher a misturar gospel e blues, e criar o rock que ficou marcado na música de Elvis Presley foi a Sister Rosetta Tharpe. Ainda na década de 50 e 60, outros nomes importantes como LaVern Baker e Big Mama Thornton apareceram, adicionando o R&B ao som, e que anos depois viria a influenciar muitos artistas.
Nos anos 60, tivemos artistas como Nina Simone, Janis Joplin e Etta James transformando o blues, o jazz e o rock. Elvis pode ser o Rei do Rock, mas é Janis Joplin que leva o título de Rainha do Rock, com sua voz rasgada, metálica e com uma personalidade única. Entrou para a lista de “100 maiores artistas de todos os tempos”, e teve influências musicais de grandes mulheres como Etta James, Aretha Franklin e Big Mama Thornton.
+ Leia também: Anos 50: Elvis Presley e o Rock and Roll!
Disco music e as baladas
São nomes como Donna Summer, Diana Ross e Tina Turner que marcaram a década de 70. Enquanto Donna Summer estourava com o disco music, com músicas como “Hot Suff”, Diana Ross trazia seu som que mistura R&B, jazz, pop e soul, em hits como “Ain’t No Mountain High Enough”, e Tina Turner transformava “Proud Mary” em um grande sucesso.
Inclusive, muitas artistas atuais, como Beyoncé, Rihanna e Dua Lipa, possuem grandes influências das cantoras dos anos 60, 70 e 80, fato que podemos ver em músicas como, “Naughty Girl” (Beyoncé), “Love on the Brain” (Rihanna) e “Levitating” (Dua Lipa).
+ Leia também: Anos 60: The Beatles, Janis Joplin e o Woodstock
Madonna é outro grande nome dos anos 80 que serviu de inspiração para artistas como Britney Spears, Miley Cyrus e Ariana Grande. A cantora mudou a música pop com sua postura autêntica, revolucionária e ousada. Não é por menos que é considerada a Rainha do Pop, tendo hits atemporais como “Like a Virgin”, “Papa Don’t Preach” e “La Isla Bonita”.
No fim dos anos 80, Whitney Houston embalava todo mundo com “I Wanna Dance With Somebody”, para depois fazer todos se emocionarem ao som de “I Will Always Love You” e “I Have Nothing”, nos anos 90.
A artista foi uma grande influência musical para cantoras como Mariah Carey, Jessie J e Adele, teve seu álbum de estreia entrando para a lista de “500 maiores álbuns de todos os tempos”, além de ser considerada por muitos uma das maiores vozes femininas até hoje.
O R&B & o pop
São nomes como Aaliyah, Spice Girls, Britney Spears e Mariah Carey que marcam a música dos anos 90. Nessa época, tivemos o boom do pop e do R&B, o que foi muito importante para definir o som que seria feito nos anos 2000.
Aaliyah foi um grande nome do R&B, recebendo o apelido de Princesa do R&B, e ajudou a definir o som jovem que marcou a música de artistas como Christina Aguilera e Destiny’s Child. Ainda no pop, Spice Girls, Britney Spears e Mariah Carey vieram para revolucionar o que o mundo conhecia como música pop. Temos desde a balada de Mariah Carey com seus vocais incríveis, ao som divertido e apaixonante das Spice Girls, e ao fenômeno que foi (e ainda é) a carreira de Britney Spears.
Mulheres influenciando mulheres
Quando paramos para analisar de perto, vemos uma tendência: mulheres influenciando e inspirando mulheres. Uma música criada por Sister Rosetta Tharpe teve o poder de influenciar Etta James, que influenciou Janis Joplin, que influenciou Tina Turner e por aí vai.
Podem existir muitos homens importantes na história da música, mas não podemos negar que o poder feminino no mercado musical foi e sempre será muito maior.
2 thoughts on “As mulheres que transformaram a música”