Nos anos 60, o rock foi se popularizando ainda mais. Bandas importantes como The Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd e The Who foram surgindo e ganhando o mundo. Foi a década em que o Woodstock aconteceu, um dos festivais mais famosos e importantes do mundo musical, e artistas como Janis Joplin fizeram apresentações históricas. As letras foram sendo usadas como forma de protesto, e os artistas usavam suas músicas para criticar os governos.
O quarteto de Liverpool e a Beatlemania
Em 1960, na cidade de Liverpool, a banda The Beatles era formada por John Lennon, Paul McCartney, Ringo Star e George Harrison. O grupo britânico fazia parte da contracultura da década de 60, quando a música popular foi ganhando reconhecimento como uma forma de arte. Foram influências para artistas como Elton John, Janis Joplin, Black Sabbath, The Beach Boys, e até o grupo brasileiro Os Mutantes.
A Beatlemania é considerada um dos fenômenos mais incríveis e que mudaram o mercado musical já que, até então, mesmo com artistas do tamanho de Elvis Presley, o mundo não tinha visto um grupo fazer o sucesso que os Beatles fizeram. O termo Beatlemania é usado para descrever o frenesi dos fãs do quarteto de Liverpool, e todo o profundo interesse mundial que tiveram.
No dia 13 de Outubro de 1963, The Beatles se apresentava no programa Val Parnell’s Sunday Night, no London Palladium. Do lado de fora, fãs enlouquecidos gritavam, e a multidão foi tamanha que o quarteto quase não conseguiu fazer a passagem de som. Jornais noticiavam a loucura que acontecia ali, e desde então, por onde os Beatles passavam, fãs os seguiam descontroladamente. Lógico que, com o fim da década e alguns fatos envolvendo John Lennon, e a mudança de som com o álbum Revolver, a Beatlemania foi perdendo sua força.
Um jeito legal e atual de perceber o impacto dos Beatles no mundo é o filme Yesterday (2019), estrelado por Himesh Patel, Lily James e Ed Sheeran. O filme conta a história do músico Jack Malik, que após um acidente, passa a ser a única pessoa no mundo inteiro a se lembrar dos Beatles. Ele lança as músicas do grupo como se fossem dele, e a mesma loucura que aconteceu com os britânicos, acontece com ele. O legal é perceber como, mesmo depois de anos, as músicas ainda geram impacto e têm uma forte influência em diversas áreas da vida.
O impacto de Janis Joplin
Se Elvis é o Rei do Rock, Janis Joplin é a rainha. A maior cantora de rock, blues e soul dos anos 60, entrou pra lista dos 100 maiores artistas de todos os tempos, da revista Rolling Stone. Foi vocalista das bandas Big Brother and the Holding Company (de 1966 a 1968) , Kozmic Blues Band (1969) e Full Tilt Boogie Band (1970, ano de sua morte).
Sua voz metálica e potente é marca registrada de Janis Joplin. Teve como influência grandes mulheres do jazz e blues como Etta James, Aretha Franklin e Big Mama Thornton. Apesar de sua curta carreira, lançou muitos sucessos, entre eles Piece of My Heart (do álbum Cheap Trills), Mercedes Benz e Cry Baby (do álbum Pearl).
Sua primeira, e única, canção a chegar a número um foi “Me and Bobby Mcgee”, um ano após a sua morte. Atingiu o topo do Top 100 da Billboard, em 1971. Janis Joplin foi uma das atrações do inesquecível Festival de Woodstock, em 1969.
Festival de Woodstock, marca o final da década
O Woodstock Music & Art Fair, conhecido mundialmente como Woodstock, foi um festival de música, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969. O festival aconteceria na cidade de Wallkill, mas os moradores não concordaram, então foi levado para a fazenda de Max Yasgur, a sententa km da cidade de Woodstock, no estado de Nova York.
Ele foi anunciado com “Uma exposição aquariana: 3 dias de paz & música”, e reuniu 32 dos artistas mais conhecidos da época. Reuniu mais de meio milhão de pessoas, e marcou o início dos anos 60, e início dos anos 70. O grande número de espectadores acabou provocando longos congestionamentos, e bloqueios em algumas vias. A produção do evento não esperava o grande número de pessoas, e saneamento ou primeiros-socorros não foram providenciados.
Apesar das condições não tão favoráveis do festival, ele ficou reconhecido como uma grande reunião para celebrar a música, paz e amor. O proprietário da fazendo, Max Yasgur, chegou a afirma que “se nos juntarmos a eles, poderemos vencer adversidades […] e ter a esperança de atingir um futuro mais pacífico e brilhante…”.
Entre os 32 artistas contratados para o Woodstock, estão: Janis Joplin & The Kozmic Blues Band, Jimi Hendrix, The Whoo, Santana, Grateful Dead e Creedence Clearwater Revival.
DESDE O DIA QUE ASSISTI YESTERDAY FIQUEI MAIS APAIXONADA POR BEATLES <3 Sai do cinema extasiada e assim que cheguei em casa fui escutar mais as músicas deles, é tão interessante como eles fizeram história né? a Janis Joplin só conheci recentemente e a voz dela é maravilhosa demais *-*
sobre esse festival não conhecia ele, mas queria muito que ainda rolasse hahah, mas que bom que existe outros "parecidos" como o rock in rio e o lollapaloza entre outros <3
Adoreii o post <3
ESSE FILME É LINDO, NÉ!? ♥ E é bem isso haha a gente assiste e já quer engolir a discografia deles. Janis Joplin tem uma voz única ♥ Queria muuuito um Woodstock nos dias de hoje haha ia ser incrível!